Facebook

Para veres as fotografias do nosso trabalho visita o nosso Facebook - facebook.com/morangossemacucargh.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Visita a Palmela

Olá caros bloggers,

Hoje trago-vos um resumo da nossa visita a Palmela. Pedimos desculpa pela demora deste resumo.
Desde já o nosso agradecimento ao senhor Pedro Soares pela enorme paciência e disponibilidade prestada e à nossa professora Luísa Ramos pelo seu trabalho.


No dia 28 de Janeiro de 2011, o nosso grupo, juntamente com a professora Luísa Ramos, realizou uma visita a uma quinta de produção de morangos situada em Palmela. Os grandes objectivos desta visita eram a colocação de um abrigo com um termo-higrógrafo para a medição de temperatura e humidade relativa do ar, medição da qualidade do solo e aprofundar a nossa cultura sobre produção biológica de morangos. 

Esta quinta foi-nos dada a conhecer pela professora, sendo esta uma compradora assídua destes morangos.
Chegámos a esta quinta durante a tarde, e foi-nos dada a conhecer tanto a quinta como o senhor que a cuida, o senhor Pedro Santos, tendo este senhor mais de 30 anos de experiencia na produção de morangos.
A sua quinta chegou a produzir cerca de 8 toneladas por dia, no seu auge, com 30 pessoas a recolherem a plantação ( sendo todos estes estrangeiros ). Hoje em dia com cerca de meio hectare de produção tem uma produção que vende na própria quinta e no mercado de Palmela, sendo que têm ajuda de 5/6 empregados na altura da recolha. Este meio hectare tem cerca de 30 mil plantas, com o preço aproximado de 2,5€ por kilograma.

O período de cultivo dos morangos é entre Outubro e Novembro sendo que a sua recolha é entre Abril e Julho, sendo que o tempo de maturação da flor ao fruto é cerca de 1 mês.
Esta cultura de Palmela utiliza a planta de Camarrosa na plantação de morangos, estes morangos são mais resistentes, apesar disso, se a temperatura descer dos 8ºC existe deformação do fruto e se existir muito calor a planta fica sem raiz, ou seja é necessário um controlo da temperatura para o crescimento da planta.
Apesar disso é necessário um cuidado especial no controlo das pragas. O Sr. Pedro Soares utiliza na sua quinta metame de sódio para uma desinfecção mais profunda, onde existe um tempo de espera de cerca de 1 mês para uma nova plantação. Existe também a utilização de NPK ( adubos ) para o crescimento da planta, e a utilização da calda burgalesa como rotina de segurança.

Para uma produção mais rentável não existe recolha de estolhos, e utilizam um sistema de gotejador para não existir desperdício de água.
Esta quinta, pela sua excelente qualidade dos morangos, tem como clientes o Sr. Joe Berardo, o ex-presidente do Brasil, Lula da Silva e a nossa professora de Área de Projecto. 



Sem comentários:

Enviar um comentário